
Mares do mundo estão sofrendo com poluição e pesca predatória, e isso afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Limpezas de praia, mergulhos subaquáticos para conscientizar pessoas, palestras, exposições, comer apenas peixes que não estão ameaçados de extinção, não jogar lixo nas praias, respeitar os seres marinhos. São muitas as maneiras de engajar as pessoas em defesa de nossos oceanos. E eles merecem.
Milhões de pessoas dependem dos oceanos para sua sobrevivência. Estima-se que os oceanos absorvam entre 30 e 50% do CO2 emitido no mundo pela queima de combustíveis fósseis. E os mares que cobrem cerca de 70% do planeta produzem metade do oxigênio que respiramos. Ou seja, literalmente, se os oceanos morrerem, nosso planeta morre também.
E por incrível que pareça, estamos envenenando esse grande pulmão do planeta, com despejo de óleo e efluentes tóxicos em suas águas. Ao usarmos práticas de pesca destrutivas para raspar o fundo oceânico e encontrar espécies de alto valor comercial também destruímos uma parte importante dele. Matamos ainda as baleias em nome de uma falsa ciência. Cortamos as nadadeiras dos tubarões para satisfazer o desejo de poucos, mandamos cada vez mais barcos para pescar cada vez menos peixe. E estamos ignorando os avisos dos cientistas quando estes recomendam que deveríamos deixar de pescar e até de comer certas espécies ameaçadas, como tubarões, atuns e outros.
Mas ainda há tempo de salvar os oceanos. Faça a sua parte, precisamos agir agora para proteger os mares e sua imensa biodiversidade.
Por: Tyara Castilho
0 comentários:
Postar um comentário